sábado, 6 de outubro de 2007

O Projeto Artes de Rua

Projeto Art´s de Rua.

Justificativa:
Projetos de governos, ONG's, trabalhos de pós-graduação, entre outros, estão utilizando da ótica, de desenvolvimento da cultura popular e de acesso a cultura erudita e resgate da auto estima através do grafite;
O grafite é uma manifestação muito usada por jovens no mundo todo. É importante dar espaço para a expressão criativa do jovem fazendo com que ele sinta que o espaço é realmente seu, utilizando do grafite como meio para canalizar as formas de opressão e a cobrança que a sociedade dirige aos mesmos.
Na Cidade cerca de 40% da população é constituida por jovens. Estes têm pouco ou nenhum contato com a arte erudita, utilizando-se de formas de expressão predatórias sem reflexão no caso da pichação.
Em Jandira há alguns núcleos de movimentos populares ligados ao hip-hop (RAP, DJs, Breaks, grafite).
Levando em consideração os movimentos existentes, o Projeto Art's de Rua, tem como proposta desenvolver a linguagem artística popular e erudita, apropriação e interação do espaço publico e sua responsabilidade social.


Objetivo:
Desenvolver a reflexão destes jovens por meio de uma linguagem gráfica, análise do meio onde vivem e como parte transformadora da sociedade por meio da ação pro-ativa e consciente.
Promover o aprofundamento técnico da expressão artística, para uma melhor transmissão da mensagem.

Objetivos específicos.
Aumentar o conhecimento global e o senso crítico do jovem da periferia;
Desenvolver habilidades cognitivas, produtivas, sociais e pessoais;
Auxiliar os jovens a terem, clareza sobre a situação sócio-cultural através do grafite e da arte;
Promover contato com novas técnicas
De arte como: esculturas, gravuras colagens.
Arte urbana ou marginal como: “lanb-lanb”, Stiq, Tag, Móudi Vazado.

Público alvo:
Jovens e adolescentes devidamente cadastrados da periferia de Jandira.

Duração; Os jovens participarão do projeto no prazo máximo de um ano, sendo que a partir de 6 (seis) meses serão encaminhamentos para a iniciativa privada e outos jovens serão inseridos no Programa.

Local; Escolas municipais, ginásios municipais, praça de eventos e muros da (CPTM) Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, da cidade de Jandira


Desenvolvimento:
Levantamento e respeito das características sociais, gostos e costumes destes jovens;
Estabelimento de parcerias junto as Diretorias de Ensino, Combate à pobreza e Ação social, AJAES (Associação Jandirense de Apoio a Entidades Sociais) e outros projetos do município para as atividades de formação social.
Estabelimento de parcerias e acordos com os comerciantes e empresários da região, para o fornecimento de materiais (tintas) para pintura e grafite.
Estimular nos jovens uma atitude de respeito às diferenças de forma ética e estética, política e cidadã;
Apresentar outras tribos que dialogam de certa forma com a mesma realidade,
Forma de abordagens de artista de diversas áreas de atuação
Encaminhar os jovens às ações sociais do município voltadas para educação, trabalho e geração de renda
Buscar junto à iniciativa privada possibilidade de contratação dos jovens;
Incluir-los em ações como Cursinho Popular, Cria “Centro de Referência à Informação e ao Aprendizado dentre outros”.
Criar a bolsa auxílio para os jovens por meio de contrato de estágio.
Um jovem será contratado para coordenar uma equipe de 5 (cinco) jovens. E terá a responsabilidade de coordenar a equipe e se responsabilizar pelo zelo dos materiais e de encaminhar relatórios semanais, esclarecendo os coordenadores do andamento da produção dos trabalhos.

O Projeto é composto por dois eixos.
Eixo 1
Ação Prática: Produção do grafite no meio publico, aulas práticas com grafiteiro.
Estratégia: dentro da proposta de estágio de 30 horas, os participantes realizarão 20 horas semanais de Ações Praticas (grafite) e 10 horas semanais de Ações Educativas.
Serão realizadas aulas práticas com os participantes nas Escolas, nos ginásios, e outros pontos do centro.
Pretende-se envolver os alunos das escolas que integram o cronograma, do Projeto Art's de Rua em oficinas de grafite, na qual outros jovens poderão ter contato com a arte.
Esta ação visa agregar o volutariado do projeto, que poderão ser jovens da primeira fase.




Eixo 2
Ações educativas: têm como finalidade o desenvolvimento da reflexão da situação social, da arte erutida, do grafite, por meio de técnicas, diferentes tecnologias, como filmes, imagens.
Cronograma das Ações Educativas;
1° Encontro – História do grafite e sua evolução, novas tendências;
Discussão grafite é arte?

Será realizada nos dias 10/05/2007 e 11/05/2007


2° Encontro – Cultura Urbana e suas formas de linguagem;:
Discussão apropriação do espaço social e sua responsabilidade “focando a relação da arte e grafite”.

Será realizada nos dias 17/05/2007 e 18/05/2007


3° Encontro – A força da mensagem da imagem;
Imagem publicitária, discussão imagem artística, características das mensagens do grafite ao longo de sua historia; discussão Poluição visual.

Será realizada nos dias 25/05/07, 01/06/07, 08/06/07, 15/06/07


4° Encontro – Mercado de trabalho dos artistas;
Discussão grafite comercial: forma de vida e sobrevivência no mercado de trabalho ou renda alternativa?

Será realizada nos dias 22/06/07, 29/06/07.

5° Encontro – Em que o mundo interfere na minha obra?
Reflexão da realidade: Como de certa forma ela esta explicita no trabalho.

Será realizada nos dias 06/07/07, 13/07/07, 20/07/07

6° Encontro – Direitos de acesso.
Discussão dos direitos das pessoas, focado no morador da periferia, o papel do governo, entidade e população;
Será realizada nos dias 27/06, 03/08, 10/08.

7° Encontro – Crime: Seu nascimento, sua formação e atuação nas comunidades periféricas;
Relação das comunidades periféricas com o crime organizado;

Será realizada nos dias 17/08, 24/08, 31/08, 07/09.

8º Encontro – Consumismo, pressão da mídia e seus efeitos;
Decepção, exclusão social, fertilização da mercadoria, como agem, reagem e refletem nas periferias.

Será realizada nos dias 14/09, 21/09, 28/09, 05/10.


9° Encontro – Inserção: A arte contemporânea e moderna.
A idéia de “Obra Aberta” de Umberto Eco, que esta presente na grafite.

Será realizada nos dias 12/10, 19/10, 26/10, 02/11


Oficinas - Tem um caráter mais prático, um aprofundamento e descoberta de novas formas de linguagem;


Os Encontros e Oficinas dias terão duração de 5 (cinco) horas por dia.

1° oficina – Apresentação dos materiais de grafite e desenvolvimento do desenho;
Técnica com Spray, tinta látex, compressor, esmalte sintético.
Desenho, observação luz e sombra, lápis de cor, carvão.
“teg” uma assinatura estilizada - uso de spray, canetão;
Letras estilizadas.

Será realizada nos dias 24/05/07, 31/05/07, 07//06/07, 14/06/07, 21/06/07, 28/06/07, 05/07/07, 12/07/07;

2° oficina – Desenho, imagem e técnica como construir;
Estilização da forma. Representação pessoal.
Despreconceito da imagem
Composição da imagem: Como trabalhar representação pessoal de forma estética.
Da cor a cor inesistente.

Será realizada nos dias 19/07, 26/07, 02/08, 09/08, 16/08, 23/08, 30/08, 06/09.

3° oficina – Novas técnicas;
Trabalho de colagem – “Laby laby” -
Estensil – “Molti vazado” - cola quente, pistola apropriada para aplicação da cola, papel cartão e tela fina
Modelagem de bonéco – “Toy Art” - cola branca, jornal (papel marche) e Argila
Cartun, Charge, Carecatura, Art' sequencial

Será realizadas nos dias 13/09, 20/09, 27/09, 04/10, 11/10, 18/10, 25/10, 01/11;

Materiais

Utilizando materiais áudio-visuais como: projetor multimidia, computador, TV, vídeo, dvd, projetor de imagem;
E impressos: xerox.
Materiais para desenho como: lápis de cor aquarelavel e canetinha, folhas A3 cansom, A4 sulfit,

Divulgação.
Os patrocinadores terão suas marcas expostas, para que a divulgação do Projeto ocorra através da veiculação em mídia impressa tais como;
Jornais de bairro, panfletos, cartazes e folders;

Atividades de Formação Social
CONCEITUAL E TÉCNICA (sensibilização); O que é grafite ?, historia e evolução do grafite, técnicas de composição da imagem e seus símbolos, signos, significado, e reflexão desta no ser (técnicas e materiais para produção do grafite).
A construção da imagem, grafite, a leitura de mundo através de uma produção do grafite e arte na interação do mesmo com o meio.

Marco Lógico: Auxiliar os jovens a desenvolver sua habilidade cognitiva, produtivas sociais e pessoais, para desenvolver o senso crítico ético e político do meio onde ele vive.




Custo
Material:





Recursos Humanos

Custo total do projeto em 2 anos;
CUSTO
VALOR
RH
R$ 64.933,30
MATERIAL
R$ 37.805,60
Total
R$ 102.738,90




Avaliação de processos;

Avaliação Inicial:
Os participantes do projeto responderão a um questionário que tem Como ponto inicial um levantamento das ações socioculturais das quais os mesmos participam.
Avaliação Processual:
Os jovens participantes do projeto serão observados desde o início da ação (estado inicial), durante o desenvolvimento do projeto (processo) e no final (estado final pretendido).
No final do projeto os participantes responderão a um novo questionário de encerramento e serão comparadas as alterações.
Os coordenadores observarão o desenvolvimento dos integrantes, afim de que os mesmos tenham um processo de identificação com o bem estar do espaço físico e conceito intelectual do trabalho efetuado no decorrer do projeto.
Cada participante terá uma ficha de acompanhamento individual onde serão registrados seus avanços

Avaliação Final
Impacto e Econômico
Resultados esperados;
80% dos jovens melhor preparados emocionalmente, para realizar uma leitura de mundo mais crítica, política ética e cidadã, possibilitando aos mesmos uma convivência mais igualitária.
Indicadores;
80% dos jovens devem apresentar habilidades cognitivas, produtivas, sociais e pessoais.
80% dos jovens deverão ter uma visão crítica ética e política sobre o acesso aos centros e instítutos de cultura e intelectualidade.
80% dos jovens deverão ter criticidade em relação ao acesso à arte.
100% dos locais deveram conter o trabalho de grafite dezenvolvido pelos jovens do Prgrama.

Coleta de indicadores:

Serão coletados diversos indicadores, tais como:

Registros fotográficos, relatórios de atividades de grafite e Ação Educacional,
Análise e discussão da produção dos jovens,
Relatórios das atividades educacionais,
Observação do impacto das ações na comunidade quantificada por depoimentos dos alunos, pessoas da comunidade e das escolas etc...
Avaliação do banco de imagens pessoal de cada jovem do programa por meio da expressão, maior banco de imagens para comparação que quantifica singularidade e consciência do trabalho com a imagem, estas ações estarão presentes na produção e atuação dos jovens dentro das Ações Educativas.


Como os indicadores serão mensurados? Como medir?

Só seria possível medir o impacto real destas ações em longo prazo, mediante uma análise da produção “in loco” nas oficinas e na conduta dos participantes diante das exigências, inevitáveis ao longo do programa que tem metas a serem cumpridas.

Acompanhamento:
O acompanhamento ocorrerá por meio de grupo focal e coordenação do Programa
Os Coordenadores educacionais tem como identificar as características dos trabalhos dos jovens e com isso desenvolvem de forma individual a reflexão gráfica e conceitual “respeitando a visão particular, abrindo para novas perspectivas dos participantes do projeto”, assim buscar alternativas para apresentar a os jovens.


Qual o produto final que comprovará os percentuais pretendidos:
a)Jovens: respeitando o conscientes de suas origens
b)Mostrando novas formas de atuação no meio,
c)Com maior auto-estima para uma busca de uma vida mais consciente dos direitos.
d)Que desenvolvam um trabalho de reflexão social a partir da potencializão das formas de expressão, abrindo novas perspectivas de vida através da abstração.









Equipe responsável pelo Projeto



Prefeito – Paulo Bururu Herique Barjud
Secretaria de Projetos – Silvia Maria Dias Ruedas Stpp

Coordenação – Cesar Riello Santos
Marcelo Garcia da Rocha

Líder de grupo: Alex Sandro Gonçalves de Lira

Primeira Turma de estagiários:
Jhones Soares Martins
David Mota Santos
Fernando Henrique A da Silva
Renan da Silva Meira
Diego Garcia Narciso

Patrocínio : Via Oeste




Bibliografia

O graffiti na cidade de São Paulo e sua vertente no Brasil: estéticas e estilos
Publicação do Instituto de Psicologia da USP - LABI/USP
1.Pedagogia do Oprimido – Paulo Freire -17ª . Editora Rio de Janeiro, Terra e Paz.
2.A Obra Aberta – UMBERTO ECO - A Estrutura Ausente Editora Perspectiva. São Paulo. 1971.


Epígrafe
*“Completando o tema pichação, Iracema Jandira Oliveira da Silva professora e doutoranda do Núcleo de Psicanálise da PUC-SP, em seu artigo intitulado "grafitei - criptografias do desejo", relata sua experiência em consultório com jovens infratores, ao escutar adolescentes que picham muros e monumentos públicos das cidades. Segundo Iracema, esses adolescentes são oriundos daquilo que se costuma chamar de cultura da pobreza: baixo nível de qualidade de vida, dificuldade de acesso aos principais benefícios da técnica e da tecnologia trazidos pela modernidade; faltam-lhes oportunidades de escolarização e de profissionalização, vivem em péssimas condições, mas freqüentam festas com música high-tech, anseiam navegar na Internet, ter um celular, enfim, conhecem os benefícios da modernidade, sofrem os apelos dela, mas esta é uma realidade que, apesar de estar muito próxima dos seus sentidos, está muito distante de suas mãos - vivem a Pós-modernidade sem nunca ter vivido a Modernidade. Esses adolescentes sentem na pele as marcas da exclusão. Seus desejos habitam as estrelas, mas seus pés pisam esgotos a céu aberto. Em última instância, grafitar serve-lhes para satisfazer seus desejos narcisistas, cuja essência é ser único, diferente, superior aos demais, a fim de esconder um Eu empobrecido e desqualificado, esperando receber em troca, de quem passa, um olhar que assim o desminta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário